19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche

Ferdinand Anton Ernst Porsche, ou mais simplesmente "Ferry" Porsche, nasceu a 19 de Setembro de 1909 em Wiener Neustadt, a sul de Viena de Áustria. Foi o segundo filho de Anton Porsche, estudou física e engenharia, mas nunca se formou. Em 1932 tornou-se um colaborador activo do seu pai e esteve envolvido do desenvolvimento do primeiro Volkswagen, antes da II Guerra Mundial, mas também no projecto de desenvolvimento dos blindados que fizeram história durante o conflito.

Em 1935, "Ferry" casou com Dorothea Reitz e veio a ter quatro filhos: Ferdinand "Butzi", Gerhard, Peter e Wolfgang.

No final da guerra, pai e filho foram presos pelos Aliados, mas o jovem "Ferry" foi rapidamente libertado. Reuniu antigos colaboradores e recomeçou a trabalhar. Desenhou e construiu um monolugar equipado com um motor Fiat para a Cisitalia, mas o seu objectivo era diferente.

Em 1947 começou a desenhar o Type 356 com base em elementos que tinham a ver com os Volkswagen, numa altura em que Anton Porsche foi ilibado da acusação de crimes de guerra e muitos acreditam que o verdadeiro motivo da sua prisão passou pela recusa em colaborar com a indústria automóvel francesa.

Em Agosto de 1948 foi registado o primeiro protótipo do Porsche 356 e, em Julho do ano seguinte, o modelo com um chassis tubular, motor central traseiro e uma carroçaria em alumínio, ganhou a sua "Classe" numa corrida em Estugarda. No mês seguinte a Porsche assinou um contrato com a VW para garantir o acesso a peças e para a utilização da rede de concessionários da marca para distribuir os seus carros. Entre 1948 e 1950 foram produzidos 52 unidades do 356.

Nessa altura, a Porsche, que deixara Estugarda depois da guerra, regressou à cidade alemã onde ainda hoje esta sedeada e só em 1950 foram produzidos 369 modelos e no ano seguinte a marca festejou a saída da fábrica do 500º modelo do 356. Foram tempos de afirmação e de sucessos, como a vitória na Classe de 1,1 litros de cilindrada nas 24 Horas de Le Mans com um coupé 356/2 com uma carroçaria em alumínio com 46 cv para 640 kg de peso. Foi o início de uma relação entre a marca alemã e a corrida francesa, que ainda hoje é muito próxima.

Em 1956 foi produzido o Porsche 10 000 e, três anos depois, foi tomada a decisão de criar o sucessor do 356. Foram os primeiros passos do mítico 911 onde "Ferry" Porsche contou com a colaboração do seu filho Ferdinand Alexander "Butzi", que teve um papel fundamental no design, e do sobrinho Ferdinand Piech, que trabalhou o seis cilindros boxer.

O primeiro 901 foi apresentado ao público a 12 de Setembro de 1963 no Salão Automóvel de Frankfurt, mas como o nome estava registado pela Peugeot, a Porsche foi obrigada a adoptar a referência 911. A produção começou em 1964, mas a produção do 356 só terminou em 1965 depois de serem produzidas 78 mil unidades.

Sob a sua gestão, surgiram modelos como o 914, o 924 e o 928, que em 1984 teve uma versão especial com o chassis-longo para permitir a montagem de quatro assentos. Foi o primeiro Porsche de quatro lugares e um modelo realizado para celebrar os 75 anos de "Ferry" Porsche.

Em 1990 abandonou todos os cargos na Porsche, mas no ano seguinte ainda impediu o lançamento do 989, que poderia ter dado origem ao primeiro Porsche de quatro portas. Em 1998 morreu aos 89 anos em Zell am See, na Áustria.

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